segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Porque as mulheres amam comprar sapatos.

Muitas mulheres são criticadas e julgadas como fúteis por terem uma paixão avassaladora por itens fashion de consumo. Cada uma dessas mulheres tem um "vício" diferente: jóias ou bijouterias, perfumes, lingerie, mas ao meu ver, o item mais cobiçado continua sendo o par de sapatos.
Um par de sapatos é o perfeito limiar entre roupas e acessórios. Roupas são necessárias para o convívio na sociedade (tradução: andar pelado equivale a ser preso) e, entre as mulheres, comprá-las já se tornou uma prática um pouco mais comum. Quanto aos acessórios, creio que eles não representam toda a personalidade que a mulher deseja transmitir. O acessório é um detalhe, um tempero a mais, mas não a essência.
Aqui entram os sapatos. A partir do momento que o shoe designer termina sua obra no papel, o sapato ganha vida, ganha personalidade. Eles dizem tudo sem palavras, eles mostram o que a alma feminina deseja mostrar naquele momento. À isso eu atribuo o fato de existirem tantos gêneros, tipos, cores e tamanhos.


Porém, o consumo luxuriante de sapatos não é exatamente o que eu pretendo defender com essa dissertação. A minha defesa é para as mulheres que sofrem preconceito, as que são chamadas fúteis e desinteressadas por manterem essa ou qualquer outra válvula de escape. 
Indiferente de ser um hábito ou uma forma de comportamento, as mulheres devem se impor da sua maneira e devem conservar seus gostos e peculiaridades perante essa sociedade ainda machista. Gostar de fazer compras ou qualquer outra coisa do gênero não mostra o que você pensa ou com o que você se preocupa, e é por isso que é tão bom. Sapatos não te fazem trabalhar absurdamente por um salário melhor e merecido, não precisam que você decida quem será o melhor governante para o seu país, não precisam te fazer falsas promessas ou corresponder seus sentimentos. Certas coisas foram feitas para serem apreciadas por sua mera existência, não pra decidir quem você é.
Não sou à favor de alimentar vícios e fraquezas, espero ter deixado isso claro, só quero dizer que uma paixão não te define, apenas te distrai.








Nenhum comentário:

Postar um comentário