quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

"Desejo, necessidade vontade, necessidade desejo."

Em todos esses (poucos) anos nessa indústria vital, sempre desejei realizar coisas muito parecidas mas ao mesmo tempo diferentes. Realizações que exigem total dedicação e a escolha de um único caminho. É aí que encontro o meu problema.
Há aquela frase de um famigerado anônimo qualquer: se a vida te der limões, faça uma limonada. Mas e se a vida te der um limão, uma laranja, uma banana e uma maçã e dizer "Escolhe aí meu filho!", o que fazer? Há sempre a opção de fazer uma bela salada mista, mas a garantia de sucesso é pequena e por vezes arriscada. Então repito, o que fazer?
Infelizmente, na sociedade capitalista em que vivemos é necessário escolher um único plano de futuro para desenvolver, principalmente no quesito profissão. Estabilidade e especialização na área escolhida se tornaram exigências caso você queira seguir em frente com menos preocupações na cabeça e no bolso. Por exemplo: se o seu desejo é ser médico mas durante toda a sua vida você demonstrou talento não só para a medicina como também para as artes plásticas, qual seria escolhido como profissão e qual viraria hobbie? Um tanto óbvio, eu sei, mas é assim que acontece. Uma pessoa pode ter mais de um talento, mas é obrigado a escolher entre os dois se quiser ter sucesso em pelo menos um!
Em alguns casos é possível escolher duas atividades próximas e desenvolve-las simultaneamente, mas sempre é chegado o momento em que é preciso decidir em qual delas é mais possível trabalhar. Tudo em nome de menos estresse e mais tempo.
É aí que a maioria diz estar o grande problema, na falta de tempo. Eu discordo. Nós temos tempo suficiente para fazer tudo que desejamos, mas temos medo de desperdiçá-lo em algo que pode se mostrar ínfimo no futuro.   
Na minha visão, isso é realmente uma pena. Gostaria que todos pudéssemos fazer tudo que desejamos sem preocupações, mas isso é excesso de romantismo de minha parte. O mundo se faz de escolhas exigentes e realistas, fazer o que, não é? Me disseram que é pra formação de caráter. 

Um comentário: