terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Vestibular não é de Deus.

Essa semana eu prestei o meu último vestibular do ano. Espero que ano que vem eu não tenha que prestar nenhum outro pois eu espero já ter passado em algum dos milhares dos vestibulares para que prestei.
Desde que eu tinha meus 9 anos de idade fazer faculdade é um grande objetivo na minha vida. Lógico que antes disso, como qualquer criança standard, eu tinha meus sonhos de "O que você vai ser quando crescer?", mas ainda não associava isso ao fato de estudar feito um condenado e lutar com mais de mil pessoas por uma vaga em alguma universidade pública. Por minha irmã mais velha ser professora eu sempre tive acesso a informações relacionadas a qualidade da educação do país. Ela me disse que as universidades estaduais e/ou federais eram as melhores, principalmente as da região sudeste. Eu grudei aquela informação no meu cérebro e desde então corri por toda minha vida escolar desejando que o estágio "Entrar na Faculdade" chegasse logo.
Então, no começo desse ano, as minhas concepções mudaram. Ao notar todo o desespero e pressão pelo qual eu e meus colegas estávamos passando só por causa da idéia de fazer uma prova no final do ano, a minha ficha caiu. As pessoas acreditam que fazer uma faculdade é o que há de mais importante para acontecer na sua vida. Que se você perder um ano de sua existência pós-ensino médio em qualquer coisa que não seja uma faculdade, estarás arruinado. A sua família se descabela, você se descabela e o mundo começa a ruir.
Pois bem, fazer faculdade realmente é uma coisa importante. Facilita sua entrada no mercado de trabalho, te dá uma especialização na área que você pretende seguir dando uma idéia de garantia de futuro melhor e dinheiro no bolso. Mas veja bem, tudo é uma possibilidade, fazer faculdade não é sinônimo de futuro garantido e radiante. Nada pode te dar essa garantia.
Ao optar pelo Ensino Superior, tem que ter certeza do que se está fazendo e do que se quer fazer. São quatro anos ou mais de uma vida que podem se tornar um péssimo investimento se não planejados com muito cuidado. Ninguém deve ingressar numa universidade só porque a mãe quer ou porque não tem nada melhor para fazer. Se há dúvidas na cabeça, conheçamos o mundo! Novas pessoas, novos costumes! Procuremos nos conhecer melhor antes de dedicar nossa vida a algo de que não se tem certeza. 
O próprio sistema de ensino do país está errado. Houve a criação de cotas para afro-descendentes, para estudantes de escola pública, ENEM, tudo na tentativa de facilitar a entrada no Ensino Superior. Mas e quanto as melhorias para o Ensino Médio e Fundamental? Do que adianta dar descontos para os estudantes na última fase de suas vidas escolares se durante toda ela eles não tiveram acesso a uma educação decente? Como alguém pode estar hábil a decidir sua profissão se não obteve conhecimento suficiente?
O mundo tem muito a oferecer e o conhecimento é infinito, nunca se sabe o que pode atrair a atenção e que reviravoltas podem acontecer, e não é essa cobrança descabida por uma decisão que é tão particular que vai mudar alguma coisa nas escolhas que tomamos.


"Foi tão fácil conseguir, agora me pergunto e daí? Eu tenho uma porção de coisas grandes pra conquistar e eu não posso ficar aí parado."
                                           Raul Seixas 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário